Steppenwolf - Historia

Steppenwolf é uma banda de rock formada em 1967. O grupo foi o intérprete de um dos maiores hinos do rock'n'roll, dos motociclistas de todo o mundo, e de uma atitude durante aquele período musical "Born to be Wild", a canção de maior sucesso da banda, que foi usada como tema do filme Sem Destino (Easy Rider). Born to be Wild também recebe o crédito com a frase, "Heavy Metal Thunder", contido no segundo verso da terceira estrofe da letra do clássico, o qual serviria mais tarde para denominar o estilo heavy metal. A canção foi escrita por Mars Bonfire (Dennis Edmonton), antigo membro da Sparrow e irmão de de Jerry. Esta foi a primeira menção do termo heavy metal associado com a música rock. A mesma canção é considerada por muitos críticos a primeira canção Heavy Metal de todos os tempos. "Magic Carpet Rider", outro sucesso do grupo, também faz apologia aos grupos de motociclistas.
 
História
Aos 4 anos de idade, John Kay fundador da banda, depois de ter fugido de Prussia com sua mãe, rumou para Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental (de onde surgiram os temas "Renegade" de Steppenwolf 7 e "The Wall" de Rise and Shine), se instalou com sua família em Hanóver. Em seguida, mudou-se para o Canadá em 1958. Steppenwolf tem suas origens em uma banda de blues de Toronto chamada Sparrow, formada em 1964 e que tocava em café do bairro de Yorkville. 

John Kay & The Sparrows - Twisted (1968)

Em 1967 a banda se estableceu em São Francisco, California, onde começaram a tocar música folk. Foi lá onde o produtor Gabriel Mekler, da Dunhill Records (Los Ángeles) propôs para a banda, deixar o som mais pesado, saindo do folk a caminho do Hard rock e convertendo-a para Steppenwolf. Sua formação original foi John Kay (voz e guitarra), Jerry Edmonton (bateria), Michael Monarch (guitarra), Goldie McJohn (teclados) e Rushton Moreve (baixo). Em 1968, Nick St. Nicholas, que já havia tocado com o Sparrow, substitui Rushton Moreve no baixo. Seu êxito após Born to be Wild continuou com "Magic Carpet Ride" de Steppenwolf the Second (1968) e "Rock Me" de At Your Birthday Party (1969). 

Steppenwolf - Born to be wild  - Album - Steppenwolf (1968)
Steppenwolf - Magic Carpet Ride - Album - The Second (1968)

Steppenwolf - Rock Me - Album - At Your Birthday Party (1969)

Em 1970, declararam que seu melhor disco lançado foi um doulb LP Steppenwolf Live. O disco foi editado entre Monster (1969) e Steppenwolf 7 (1970), que foi o álbum mais crítico da banda, pois trazia em suas letras, muitas críticas a política e ao governo Nixon. A banda se separou em 1971, depois de publicarem For Ladies Only, iniciando John Kay em sua carreira solo, junto a Kent Henry (guitarra), George Biondo (baixo), Hugh O'Sullivan (teclados) e Penti "Whitey" Glan (bateria), que foram substituídos por Danny Kortchmar, Lee Sklar, Mike Utley e Russ Kunkel, respectivamente. Steppenwolf se reformulou em 1974 e editaram o LP Slow Flux, mas voltaram a se dissolver em 1976. 
  

  Steppenwolf - Snowblind Friend - Album - Steppenwolf - 7 1970

 
Steppenwolf - Tenderness - Album - For Ladies Only 1971


Steppenwolf - Gang War Blues - Album Slow Flux 1974

Steppenwolf - Fishin' In The Dark - Album Slow Flux 1974 



Durante o período compreendido entre 1977 e 1980, a banda se reuniu para uma formação fixa, desta vez sem Kay. Chegaram a gravar um disco de estúdio, Night of the Wolf em 1979, que permanece inédito. John Kay formou uma nova versão da banda no início da década de 1980, chamada John Kay and Steppenwolf com quem gravou quatro discos (Wolf Tracks, 1982; Paradox, 1984; Rock & Roll Rebels, 1987 e Rise & Shine, 1990). Em 2001 publicou um disco solo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steppenwolf

Joachim Fritz Krauledat (Tilsit, 12 de abril de 1944) conhecido pelo nome artístico de Jonh Kay, é um músico canadense. Ele é o guitarrista e vocalista da banda "John Kay and Steppenwolf", antes chamada apenas Steppenwolf.
Kay nasceu na Alemanha, na parte então chamado Prussia Oriental em 12 de abril de 1944, mas foi criado em Toronto, no Canadá. Desde a adolescência, gostava muito de música, inclusive começou a trabalhar em uma rádio amadora, onde podia até tocar seu ritmo preferido, o rock. Kay tocava blues acústico nos bares de Toronto. Graças a essas pequenas apresentações, Kay foi convidado, em 1965, a fazer parte da banda de blues, Sparrow. Eles tocaram em Nova Iorque e San Francisco, e após dois anos de tentativa de lançar um disco, a banda terminou. Kay resolveu ir para Los Angeles, onde o produtor Gabriel Mekler, do selo ABC-Dunhill o incentivou a criar a sua própria banda e prometeu lançar um trabalho pela gravadora. Kay juntou alguns músicos que ele havia conhecido enquanto estava no Sparrow e montou o Steppenwolf. A banda era formada pelos americanos Michael Monarch (guitarra), Goldy McJohn (teclado) e os canadenses Rushton Moreve (baixo) e Jerry Edmonton (bateria). Nesta época, o grupo lançou o primeiro single, "Born to Be Wild". A letra era do baterista da banda, Jerry, e do irmão, o ex-vocalista do Sparrow, Dennis Edmonton. No ano seguinte, a canção entrou na trilha sonora do filme Sem Destino, de Dennis Hopper, e se tornou um clássico. O fôlego da canção era mais do que suficiente para garantir o sucesso do primeiro álbum, que levou o nome do grupo. Antes do lançamento, o Steppenwolf enfrentou a saída do baixista Moreve, mas logo colocou John Morgan no lugar. Embalado pela música "Born to Be Wild", o disco foi o segundo mais vendido nos Estados Unidos.
Ainda em 1968 saiu o álbum The Second e, no ano seguinte, At Your Birthday Party. O público aprovou os novos lançamentos e mais duas músicas viraram hits: "Rock Me" e "Magic Carpet Ride". Mas uma segunda baixa no grupo começou a criar problemas para o Steppenwolf, desta vez eles perderam o guitarrista e o baixista. Larry Byron e Nick St. Nicholas assumiram os postos vagos. O grupo não queria perder a força e logo voltou a compor para um novo trabalho. As letras sobre drogas, preconceito e política fizeram de Monster um marco na carreira da banda. O sucesso do disco não evitou uma crise interna em conseqüência das recentes saídas e Kay decidiu acabar com o Steppenwolf em 1972. Ele seguiu uma promissora carreira solo. A curta volta em 1974 resultou em dois novos álbuns, Slow Flux e Hour of the Wolf, mas não repetiram nem de longe o sucesso que Steppenwolf fazia. Quatro anos depois do retorno, Kay descobriu que um grupo estava usando o nome deles em turnês nos Estados Unidos. Foi aí, então, que ele decidiu mudar o nome da banda para "John Kay and Steppenwolf". A década de 80 foi uma grande luta para eles fixarem o novo nome. Ainda na década de 80, Kay voltou a se dedicar a novos projetos e preferiu deixar o grupo. Mesmo assim, o grupo não parou e quem assumiu os vocais foi Danny Johnson. A volta de Kay aconteceu só em 1994, quando o grupo fez um concerto na Alemanha, terra natal do vocalista. Dois anos depois eles lançaram um trabalho novo, Feed the Fire, considerado um dos álbuns mais pesados da carreira. Vários discos com os maiores sucessos e versões ao vivo foram lançados durante a carreira do Steppenwolf para satisfazer os fãs. Mesmo sem apresentar periodicamente novos discos, o grupo continua até hoje a embalar shows com os grandes sucessos, principalmente do início da carreira. Um exemplo disso foi a última visita deles ao Brasil, em 2004. O grupo acumula, em mais de 35 anos de carreira, 30 milhões de discos vendidos no mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Kay_%28m%C3%BAsico%29

2 comentários:

  1. Uma super banda com um som peculiar, o termo Heavy Metal foi criado por John Key para identifcar o ruído de uma motocicleta de alta octanagem.

    ResponderExcluir
  2. Legal e muito bom seu comentário. Espero você por aqui mais vezes. Grande Abraço e valeu por participar.

    ResponderExcluir