Embora em 1968 Steve Marriott e Peter Frampton já tivessem adquirido uma certa fama (Marriott no Small Faces e Framptom no Herd), ambos estavam descontentes com as respectivas bandas, pois seu sucesso era decorrente de fazerem uma linha tipo “teenage pop stars”, o Small Faces graças à estratégia de atuação de Andrew Oldham (manager dos Rolling Stones) e o Herd principalmente devido à pouca idade e o apelo visual de Frampton (na época um garotão com apenas 16 anos – obviamente os empresários não iriam deixar passar batido). Resolvem então formar uma banda mais ligada à rock’n’roll. Então na noite de ano novo de 68/69 enquanto Steve estava fazendo sua última apresentação como membro do Small Faces (que com sua saída se tornaria apenas The Faces), Peter se encontra com Jerry Shirley, hábil baterista de estúdio e membro de uma banda chamada “Wages Of Sin”, que costumava tocar nos “pubs” ingleses, e papo vai papo vêm, resolve convidá-lo para se juntar à ele e Marriott na nova banda que estavam pensando em formar. Jerry se interessa, e no final do show se encontram nos bastidores. Faltava um baixista, então Jerry pergunta se pode convidar seu amigo Greg Ridley, na época tocando junto com o Spooky Tooth, que também estava nos bastidores. Com o sinal verde de Marriott e Frampton, estava formado o Humble Pie, com Marriott e Frampton se revezando nos vocais e guitarras, Shirley nas baquetas e Ridley no baixo.Spooky Tooth - The Weight
Passam então a ensaiar e em abril de 1969 lançam seu álbum de estréia pelo selo “Immediate” de propriedade de Andrew Oldham. Inicialmente a banda é marcada por uma grande indefinição a nível musical, fazendo country rock americanizado neste e no segundo disco, lançado no fim do mesmo ano. Aliado à isto o pouco entrosamento entre os membros tornam seus shows desta época bastante confusos, parecendo um pastiche de Crosby Stills Nash & Young. Isto gera a primeira crise, pois embora fizessem um som bastante competente (a nível de country rock) sofrem uma pressão muito grande por parte de Oldham, que queria um “hit radiofônico”. Após “quebrarem o pau” e dispensarem Oldham, mudam de gravadora (vão para a A&M Records) e resolvem aderir ao blues-hard-rock, com isto lançando dois ótimos discos: “Humble Pie” em 1970 e “Rock On” em 1971. Em 1972 sai o impecável “Perfomance – Rockin the Fillmore” retratando uma apresentação memorável da banda em 1970. O sucesso finalmente chega, as vendas disparam e junto vêm o reconhecimento da crítica na época (chegaram a dizer que o Humble Pie era a melhor banda ao vivo surgida desde o fim do Jimi Hendrix Experience!).
Natural born boogie 1968 - Album - As Safe As Yesterday Is – 1969
The Sad Bag of Shaky Jake - Album - Town & Country – 1969
I Don't Need No Doctor - Album - Performance – Rockin The Fillmore – 1971
A saída de Frampton deixou os vocais totalmente à cargo de Marriott, além de tê-lo transformado praticamente em líder da banda. Então em 1972 sai mais um disco de estúdio, “Smokin”. Embora seja considerado o mais coeso álbum de estúdio da banda, já apontava uma tendência característica das bandas inglesas da época: a influência do “soul”.
30 Days in the Hole - Album - Smokin – 1972
C’mon Everybody - Album - Smokin – 1972
Black Coffee - Album - Eat It – 1973
Em 1974 mais um álbum de estúdio (Thunderbox). Logo em seguida Clempson deixa a banda para tocar com Dave Greenslade.
Thunderbox - Album - Thunderbox – 1974
Marriott chega a lançar um álbum solo em 1977 com Ridley no baixo, e tenta sem sucesso um retorno do Small Faces em 1978. Shirley segue tocando no Natural Gas e no Magnet, ambas bandas que não chegam a gravar. Clempson seguia tocando com a Jack Bruce Band. E Frampton seguia em sua carreira solo tendo conseguido bastante sucesso, principalmente com “Frampton Comes Alive” de 1976.
Marriott e Shirley ainda tentam mais uma vez erguer o Humble Pie em 1980, desta vez com Bob Tench (ex-vocalista do Jeff Beck Group) e Anthony Jones no baixo. Lançam mais dois discos de estúdio e tocam em diversos festivais, mas sem maiores repercussões. A banda então encerra definitivamente suas atividades em 1982.
Frampton continua até hoje na ativa, recentemente lançou um cd (Frampton Comes Alive II) tentando obter o mesmo sucesso de 1976. Ridley se retirou do meio musical. Shirley é hoje disc-jockey numa rádio de “classic rock” em Cleveland, e ocasionalmente toca numa banda chamada também de “Humble Pie”. Clempson se tornou um respeitabilissímo músico de estúdio, tendo tocando com uma infinidade de bandas e artistas.
Marriott porém não teve a mesma sorte. Na década de 80 andou tocando blues em pequenos clubes num trio chamado “Three In a Packet”. Aliado à isto se afundou no álcool e nas drogas, acabando por falecer em 1991 de uma forma totalmente estúpida: após uma noitada regada à muito uísque, Marriott foi se deitar e resolveu acender um cigarro, porém acabou dormindo e deixou o cigarro aceso, que acabou caindo na cama e incendiando toda a casa. Marriott morreu carbonizado. Triste fim para um dos grandes vocalistas que tivemos na história do Rock!
STEVE MARRIOTT'S PACKET OF THREE - I DON'T NEED NO DOCTOR Live 1985
Texto: http://murodoclassicrock4.blogspot.com/2010/12/humble-pie-discografia.html
Integrantes
Steve Marriott
Peter Frampton
Greg Ridley
Jerry Shirley
Clem Clempson
Bobby Tench
Anthony Jones
Peter Frampton
Greg Ridley
Jerry Shirley
Clem Clempson
Bobby Tench
Anthony Jones
Nenhum comentário:
Postar um comentário