
Spooky Tooth - The Weight
Passam então a ensaiar e em abril de 1969 lançam seu álbum de estréia pelo selo “Immediate” de propriedade de Andrew Oldham. Inicialmente a banda é marcada por uma grande indefinição a nível musical, fazendo country rock americanizado neste e no segundo disco, lançado no fim do mesmo ano. Aliado à isto o pouco entrosamento entre os membros tornam seus shows desta época bastante confusos, parecendo um pastiche de Crosby Stills Nash & Young. Isto gera a primeira crise, pois embora fizessem um som bastante competente (a nível de country rock) sofrem uma pressão muito grande por parte de Oldham, que queria um “hit radiofônico”. Após “quebrarem o pau” e dispensarem Oldham, mudam de gravadora (vão para a A&M Records) e resolvem aderir ao blues-hard-rock, com isto lançando dois ótimos discos: “Humble Pie” em 1970 e “Rock On” em 1971. Em 1972 sai o impecável “Perfomance – Rockin the Fillmore” retratando uma apresentação memorável da banda em 1970. O sucesso finalmente chega, as vendas disparam e junto vêm o reconhecimento da crítica na época (chegaram a dizer que o Humble Pie era a melhor banda ao vivo surgida desde o fim do Jimi Hendrix Experience!).
Natural born boogie 1968 - Album - As Safe As Yesterday Is – 1969
The Sad Bag of Shaky Jake - Album - Town & Country – 1969
I Don't Need No Doctor - Album - Performance – Rockin The Fillmore – 1971
A saída de Frampton deixou os vocais totalmente à cargo de Marriott, além de tê-lo transformado praticamente em líder da banda. Então em 1972 sai mais um disco de estúdio, “Smokin”. Embora seja considerado o mais coeso álbum de estúdio da banda, já apontava uma tendência característica das bandas inglesas da época: a influência do “soul”.
30 Days in the Hole - Album - Smokin – 1972
C’mon Everybody - Album - Smokin – 1972
Black Coffee - Album - Eat It – 1973
Em 1974 mais um álbum de estúdio (Thunderbox). Logo em seguida Clempson deixa a banda para tocar com Dave Greenslade.
Thunderbox - Album - Thunderbox – 1974
Marriott chega a lançar um álbum solo em 1977 com Ridley no baixo, e tenta sem sucesso um retorno do Small Faces em 1978. Shirley segue tocando no Natural Gas e no Magnet, ambas bandas que não chegam a gravar. Clempson seguia tocando com a Jack Bruce Band. E Frampton seguia em sua carreira solo tendo conseguido bastante sucesso, principalmente com “Frampton Comes Alive” de 1976.
Marriott e Shirley ainda tentam mais uma vez erguer o Humble Pie em 1980, desta vez com Bob Tench (ex-vocalista do Jeff Beck Group) e Anthony Jones no baixo. Lançam mais dois discos de estúdio e tocam em diversos festivais, mas sem maiores repercussões. A banda então encerra definitivamente suas atividades em 1982.
Frampton continua até hoje na ativa, recentemente lançou um cd (Frampton Comes Alive II) tentando obter o mesmo sucesso de 1976. Ridley se retirou do meio musical. Shirley é hoje disc-jockey numa rádio de “classic rock” em Cleveland, e ocasionalmente toca numa banda chamada também de “Humble Pie”. Clempson se tornou um respeitabilissímo músico de estúdio, tendo tocando com uma infinidade de bandas e artistas.
Marriott porém não teve a mesma sorte. Na década de 80 andou tocando blues em pequenos clubes num trio chamado “Three In a Packet”. Aliado à isto se afundou no álcool e nas drogas, acabando por falecer em 1991 de uma forma totalmente estúpida: após uma noitada regada à muito uísque, Marriott foi se deitar e resolveu acender um cigarro, porém acabou dormindo e deixou o cigarro aceso, que acabou caindo na cama e incendiando toda a casa. Marriott morreu carbonizado. Triste fim para um dos grandes vocalistas que tivemos na história do Rock!
STEVE MARRIOTT'S PACKET OF THREE - I DON'T NEED NO DOCTOR Live 1985
Texto: http://murodoclassicrock4.blogspot.com/2010/12/humble-pie-discografia.html
Integrantes
Steve Marriott
Peter Frampton
Greg Ridley
Jerry Shirley
Clem Clempson
Bobby Tench
Anthony Jones
Peter Frampton
Greg Ridley
Jerry Shirley
Clem Clempson
Bobby Tench
Anthony Jones
Nenhum comentário:
Postar um comentário