Black Oak Arkansas - Breve Historia

http://whiplash.net/materias/db/062479-blackoakarkansas.html
Quando se fala em southern rock, os primeiros nomes que vêm a mente são o Lynyrd Skynyrd e o Allman Brothers. Apenas os fãs mais dedicados do estilo lembram do Black Oak Arkansas. Formado em 1965 na cidade de Black Oak, no estado de Arkansas (sacou o porque do nome?), o grupo se chamava originalmente The Knowbody Else, e a formação original contava com James “Dandy” Mangrum nos vocais, Pat Daugherty no baixo, Wayne Evans na bateria e o trio Ricky Lee Reynolds, Stanley “Goober” Knight e Harvey “Burley” Jett nas guitarras.
Em 1969 a banda se mudou para a cidade de Memphis, no Tennessee, e assinou contrato com a Stax Records. Gravaram um único álbum pela companhia, “The Knowbody Else”, que acabou engavetado. Foi nessa época que mudaram o nome para Black Oak Arkansas e começaram a se interessar por psicodelia e pela cultura sulista, influências que marcariam definitivamente o seu som.
Após algumas turnês tocando em tudo que é boteco da Améria, assinaram com a Atco em 1970. A gravadora lançou finalmente o debut em 1971, enquanto o grupo caía na estrada em uma extensa turnê para promover o disco. Começava nessa época a fama de ótimos no palco que acompanharia o Black Oak Arkansas por toda a sua carreira.
Em 1972 lançaram dois discos, “Keep The Faith” e “If An Angel Came To See You, Would You Make Her Fell At Home?”, solidificando seu estilo junto aos fãs. Em 1973 o ótimo ao vivo “Raunch´N´Roll Live” transpôs para o vinil a já lendária fúria exibida no palco.

Black Oak Arkansas - Keep The Faith

Mas o grande estouro comercial do Black Oak Arkansas aconteceu com “High On The Hog”. Lançado também em 1973, o disco trazia uma significativa alteração na formação do conjunto: no lugar de Wayne Evans estava um certo Tommy Aldridge (que ficaria famoso anos mais tarde, tocando ao lado de Ozzy Osbourne e do Whitesnake).

 Black Oak Arkansas - Jim Dandy

Gravado entre 15/09/1972 e 29/08/1973, o disco teve produção de Tom Dowd e alcançou a posição de número 52 na parada da Billboard. O auge criativo do Black Oak Arkansas, transitando com absoluta naturalidade por todos os elementos que compunham o seu som, pode ser ouvido em suas dez faixas.
“Swimmin´ In Quicksand” abre o álbum misturando o balanço e a malícia latina ao southern rock, tudo temperado com pitadas funk. As raízes do grupo são homenageadas no country acústico de “Back To The Land”, enquanto “Movin´” é um hard rock poderoso com claras influências da lendária Charlie Daniels Band.
Um dos destaques de “High On The Hog” é “Happy Hooker”, um hard blues cheio de segundas intenções, onde Jim Dandy soa como uma mistura de Mick Jagger com George Thorogood. “Happy Hooker” brilha ao lado de mais duas canções.
A primeira, “Jim Dandy”, foi originalmente composta por Lincoln Chase e traz a vocalista Ruby Starr dividindo os vocais com Jim. Com uma levada bastante influenciada pelo Sweet, virou a marca registrada da banda, o maior sucesso de sua carreira, alcançando a 25ª posição nas paradas. A segunda é “Moonshine Sonata”, uma parceria do grupo com o produtor Tom Dowd. Longa jam instrumental com pitadas da Allman Brothers Band, possui guitarras cheias de melodia e que ifluenciaram, claramente, desde bandas clássicas como Wishbone Ash e Thin Lizzy até ícones do heavy metal como Iron Maiden e Judas Priest. Esta faixa mantém a tradição de todo grupo sulista de possuir uma canção com longos solos, e é uma espécie de “Freebird” do Black Oak Arkansas.

Black Oak Arkansas -  Moonshine Sonata

A influência country dá as caras novamente em “High´N´Dry” e “Why Shouldn´t I Smile”, esta última com uma grande performance do baixista Pat Daugherty. O disco fecha como começou, com o balanço latino temperando o hard rock de “Mad Man”.

Tommy Aldridge - solo em 1973

A qualidade foi mantida com o álbum seguinte, “Ain´t Life Grand” (1975), que marcava mais uma mudança na formação: no lugar de Harvey Jett o grupo contava agora com a guitarra de James Henderson.
Após o estouro comercial destes dois álbuns, a banda literalmente explodiu. Desentendimentos entre os integrantes fizeram surgir um novo grupo, batizado apenas como Black Oak, e que contava com Jim Dandy e James Henderson ao lado de Greg Reding (guitarra e teclado), Jack Holder (guitarra), Andy Tanas (baixo) e Joel Williams (bateria). Esta formação gravou os discos “Race With The Devil” (1977) e “I´d Rather Be Sailing” (1978).
Após estes dois trabalhos, o grupo encerrou suas atividades em 1980. O Black Oak Arkansas ficou nas sombras até 1984, ano que marcou o reencontro de Jim Dandy com Ricky Lee Reynolds. Recuperando-se de um ataque cardíaco, o vocalista convidou seu antigo parceiro para participar de seu álbum solo “Ready As Hell”. A parceria se repetiu também em “The Black Attack Is Back”, lançado em 1986. Mas os fãs só foram brindados com a reunião do Black Oak Arkansas treze anos depois, com o lançamento do inédito “The Wild Bunch”, em 1999.
A influência do Black Oak Arkansas foi muito além dos limites do southern rock. O hard rock apimentado com influências latinas, country e funk executado pelo grupo antecipou uma tendência que se intensificaria principalmente na década de noventa: a fusão de estilos claramente opostos conspirando para a formação de uma sonoridade totalmente nova. Além disso, a performance ensandecida de Jim em cima do palco influenciou inúmeros vocalistas, notoriamente David Lee Roth, que buscou inspiração no líder do Black Oak Arkansas para criar os saltos que viraram a sua marca registrada.

The Small Faces - Historia

Small Faces foi uma banda britânica de rock and roll dos anos 60, liderada por Steve Marriott e Ronnie Lane com Kenney Jones e o pianista Jimmy Winston. Eles eram genuínos mods da East End e quase tomaram do The Who o posto de principal banda mod do Reino Unido.
Steve Marriott nasceu e foi criado no East End de Londres; ele transformou-se num ator mirim de destaque, atuando como "The Artful Dodger" em uma montagem inicial da peça Oliver! e aparecendo em dois filmes na adolescência, um deles com Peter Sellers. Lane e Marriott se conheceram em 1965 quando Marriott trabalhava no J60 Music Bar, em Manor Park; Lane foi até lá com seu pai Stan para comprar um baixo, conheceu Marriot, levou o instrumento e foi mais tarde à casa dele para ouvir uns discos. O coração da banda estava formado.
Recrutando seus amigos Kenney Jones e Jimmy Winston, eles rapidamente progrediram dos ensaios para apresentações em pubs e clubes noturnos, embora sua formação não estivesse completa. Marriott ainda estava aprendendo a tocar guitarra, mas sua voz explosiva chamava cada vez mais atenção. Eles foram ajudados pelo cantor Elkie Brooks, que ficou impressionado com o poder vocal de Stevie, recomendando-os à Maurice King, dono de um pub que começou a arranjar trabalho para a banda em Londres e nos arredores.
Eles foram chutados de sua primeira apresentação fora da cidade -- um clube de operários em Sheffield -- depois de apenas três músicas. Desapontados, eles foram para um clube mod chamado Mojo Club ali perto e se ofereceram para tocar gratuitamente, provocando sensação com suas músicas entre os frequentadores. Durante uma residência no Leicester Square Cavern, eles tiveram o apoio crucial de Sonny & Cher, que viviam em Londres na época e havia visto os Small Faces em Sheffield.

 SONNY & CHER - I GOT YOU BABE

A era Decca

O grupo assinou contrato com o empresário Don Arden e com a gravadora Decca, lançando alguns compactos mod/soul altamente energéticos pelo selo. Seu compacto de estréia foi "What'cha Gonna Do About It" em 1965, seguido de "I've Got Mine". Winston foi chutado da banda, sendo substituído pelo mais experiente Ian McLagan (ex-Artwoods) e eles entraram nas paradas de sucesso com "Sha-La-La-La-Lee". O primeiro disco da banda, Small Faces obteve sucesso considerável, enquanto a popularidade do grupo crescia, com aparições cada vez mais frequentes em programas de TV e turnês incessantes pelo país.
Mas em 1966, apesar de ser um dos grupos que mais faturavam com shows no Reino Unido e tendo alcançado diversas colocações na Top 40, eles não recebiam quase nada de seu merecido dinheiro. Depois de uma briga com Arden (que tentou intimidar os pais dos garotos dizendo que todos eram viciados em heroína), eles romperam tanto com o empresário quanto com a Decca.

Small Faces-Whatcha Gonna Do About It

 Small Faces - I've Got Mine
Small Faces - Sha-La-La-La-Lee


A era Immediate

Os Small Faces imediatamente conseguiram um contrato com a recém formada Immediate, formada pelo ex-empresário dos Rolling Stones Andrew Loog Oldham. "foto abaixo" Recebendo uma conta aberta nos estúdios Olympic em Barnes, Londres, a banda progrediu rapidamente, trabalhando bem próximos ao engenheiro de som Glyn Johns e lançando a partir daí vários clássicos.
  Andrew Loog Oldham "de oculos" com os Stones - 1965

O primeiro compacto pela Immediate foi o audacioso "Green Circles", claramente influenciado pelo uso de drogas, e que (para a satisfação da banda) conseguiu escapar à censura apesar de suas referências explícitas à anfetaminas. Um inovador álbum de mesmo nome se seguiu, e embora não tenha alcançado tantas vendas, foi aclamado por vários outros músicos, excercendo forte influência em grupos além mar como as bandas australianas The Masters Apprentices, The Twilights e Sherbet.

 The Small Faces - Green Circles

O compacto "Itchycoo Park", lançado em 1967, tornou-se uma das músicas mais conhecidas dos Small Faces, obtendo grande sucesso nos Estados Unidos. Também foi a primeira gravação britânica a usar phasing, um efeito criado pelo engenheiro de som Geoge Chkiantz em 1966.

The Small Faces  - Itchycoo Park

Em seguida veio o avassalador épico-soul "Tin Soldier" (gravado com a cantora P.P.Arnold), que permanece como uma de suas melhores canções e indubitavelmente um dos melhores compactos pop da década.

 The Small Faces - Tin Soldier

A carreira da banda emplacou com o clássico psicodélico Ogden's Nut Gone Flake em 1968. O LP consistia de cinco canções no Lado A e um conto de fadas psicodélico no Lado B sobre as aventuras de "Happiness Stan", narrado pelo comediante Stanley Unwin. Os críticos aclamaram e as vendagens foram ótimas, mas assim como os Beatles e seu Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, os Small Faces foram confrontados com o problema de ter criado uma obra-prima no estúdio que era praticamente impossível de ser apresentada ao vivo.
Eles ainda alcançariam outro sucesso com "Lazy Sunday", que foi lançado contra a vontade da banda. 

The Small Faces - Lazy Sunday

Marriott deixou abruptamente os Small Faces em 1969, frustrado com a incapacidade do grupo de se livrar de sua imagem pop, formando uma nova banda, Humble Pie, com Peter Frampton. A última música lançada na carreira da banda é a folk "The Universal", gravada com adições no estúdio por cima de uma gravação feita em um toca-fitas por Marriott em seu quintal tocando violão.
Um compacto e álbum "póstumos", The Autumn Stone, foram lançados no ano seguinte, e incluíam seus principais sucessos pela Immediate, além de gravações ao vivo e sobras de estúdio.
Lane, Jones e McLagan logo juntaram forças com o ex-vocalista do Jeff Beck Group Rod Stewart e Ron Wood. Eles ainda lançariam mais um disco como Small Faces antes de se tornarem simplesmente The Faces e mais tarde Rod Stewart & The Faces.

The Small Faces - The Universal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Small_Faces

Humble Pie - Historia

Embora em 1968 Steve Marriott e Peter Frampton já tivessem adquirido uma certa fama (Marriott no Small Faces e Framptom no Herd), ambos estavam descontentes com as respectivas bandas, pois seu sucesso era decorrente de fazerem uma linha tipo “teenage pop stars”, o Small Faces graças à estratégia de atuação de Andrew Oldham (manager dos Rolling Stones) e o Herd principalmente devido à pouca idade e o apelo visual de Frampton (na época um garotão com apenas 16 anos – obviamente os empresários não iriam deixar passar batido). Resolvem então formar uma banda mais ligada à rock’n’roll. Então na noite de ano novo de 68/69 enquanto Steve estava fazendo sua última apresentação como membro do Small Faces (que com sua saída se tornaria apenas The  Faces), Peter se encontra com Jerry Shirley, hábil baterista de estúdio e membro de uma banda chamada “Wages Of Sin”, que costumava tocar nos “pubs” ingleses, e papo vai papo vêm, resolve convidá-lo para se juntar à ele e Marriott na nova banda que estavam pensando em formar. Jerry se interessa, e no final do show se encontram nos bastidores. Faltava um baixista, então Jerry pergunta se pode convidar seu amigo Greg Ridley, na época tocando junto com o Spooky Tooth, que também estava nos bastidores. Com o sinal verde de Marriott e Frampton, estava formado o Humble Pie, com Marriott e Frampton se revezando nos vocais e guitarras, Shirley nas baquetas e Ridley no baixo.


Spooky Tooth - The Weight

Passam então a ensaiar e em abril de 1969 lançam seu álbum de estréia pelo selo “Immediate” de propriedade de Andrew Oldham. Inicialmente a banda é marcada por uma grande indefinição a nível musical, fazendo country rock americanizado neste e no segundo disco, lançado no fim do mesmo ano. Aliado à isto o pouco entrosamento entre os membros tornam seus shows desta época bastante confusos, parecendo um pastiche de Crosby Stills Nash & Young. Isto gera a primeira crise, pois embora fizessem um som bastante competente (a nível de country rock) sofrem uma pressão muito grande por parte de Oldham, que queria um “hit radiofônico”. Após “quebrarem o pau” e dispensarem Oldham, mudam de gravadora (vão para a A&M Records) e resolvem aderir ao blues-hard-rock, com isto lançando dois ótimos discos: “Humble Pie” em 1970 e “Rock On” em 1971. Em 1972 sai o impecável “Perfomance – Rockin the Fillmore” retratando uma apresentação memorável da banda em 1970. O sucesso finalmente chega, as vendas disparam e junto vêm o reconhecimento da crítica na época (chegaram a dizer que o Humble Pie era a melhor banda ao vivo surgida desde o fim do Jimi Hendrix Experience!).



Natural born boogie 1968 - Album - As Safe As Yesterday Is – 1969

The Sad Bag of Shaky Jake - Album - Town & Country – 1969

I Don't Need No Doctor - Album - Performance – Rockin The Fillmore – 1971

Porém o sucesso acaba subindo à cabeça de Frampton, que resolve partir em carreira-solo em 1972. Acaba entrando em seu lugar Dave “Clem” Clempson, vindo do Colosseum, e que havia sido membro fundador do Bakerloo, que embora fosse um excepcional guitarrista não possuía o mesmo carisma de Peter.

A saída de Frampton deixou os vocais totalmente à cargo de Marriott, além de tê-lo transformado praticamente em líder da banda. Então em 1972 sai mais um disco de estúdio, “Smokin”. Embora seja considerado o mais coeso álbum de estúdio da banda, já apontava uma tendência característica das bandas inglesas da época: a influência do “soul”.





  30 Days in the Hole - Album - Smokin – 1972
 
C’mon Everybody - Album -  Smokin – 1972
 
Em 1973 sai um álbum duplo, consistindo de três lados ao vivo e um de estúdio. Pouco depois Marriott resolve aderir de vez ao soul, mais precisamente à música gospel, e contrata três backing-vocals para a turnê da banda: Venetta Fields, Clydie King e Billie Barnum. A banda se afasta cada vez mais do hardrock, perdendo seus antigos fãs mais radicais (alguns chegaram a dizer que Steve deveria ter seguido a carreira de televangelista!), porém ao mesmo tempo conquistavam novos fãs com sua fusão de rock com gospel. Isto sem contar que os vocais de Marriott estavam no auge. Em 1996 saiu pelo selo “King Biscuit” um registro ao vivo desta época. 
Black Coffee - Album - Eat It – 1973

Em 1974 mais um álbum de estúdio (Thunderbox). Logo em seguida Clempson deixa a banda para tocar com Dave Greenslade.  




Thunderbox - Album - Thunderbox – 1974

A banda dura até 1975, lançando ainda mais um álbum (Street Rats) desta vez tendo feita as pazes com Andrew Oldham. Porém estava tudo realmente acabado. De acordo com Shirley “nós temos interesses diferentes uns dos outros. Alguns de nós queremos ficar na Inglaterra, outros querem ir para os Estados Unidos. Foi o melhor que tínhamos a fazer. Uma decisão mútua”. Marriott porém parecia abalado pelo fim da banda: “Eu sinceramente não tenho idéia do porquê da nossa separação. Pergunte ao nosso empresário, eu realmente não sei” disse à jornalistas ingleses em 1975.

Marriott chega a lançar um álbum solo em 1977 com Ridley no baixo, e tenta sem sucesso um retorno do Small Faces em 1978. Shirley segue tocando no Natural Gas e no Magnet, ambas bandas que não chegam a gravar. Clempson seguia tocando com a Jack Bruce Band. E Frampton seguia em sua carreira solo tendo conseguido bastante sucesso, principalmente com “Frampton Comes Alive” de 1976.

Marriott e Shirley ainda tentam mais uma vez erguer o Humble Pie em 1980, desta vez com Bob Tench (ex-vocalista do Jeff Beck Group) e Anthony Jones no baixo. Lançam mais dois discos de estúdio e tocam em diversos festivais, mas sem maiores repercussões. A banda então encerra definitivamente suas atividades em 1982.

Frampton continua até hoje na ativa, recentemente lançou um cd (Frampton Comes Alive II) tentando obter o mesmo sucesso de 1976. Ridley se retirou do meio musical. Shirley é hoje disc-jockey numa rádio de “classic rock” em Cleveland, e ocasionalmente toca numa banda chamada também de “Humble Pie”. Clempson se tornou um respeitabilissímo músico de estúdio, tendo tocando com uma infinidade de bandas e artistas.

Marriott porém não teve a mesma sorte. Na década de 80 andou tocando blues em pequenos clubes num trio chamado “Three In a Packet”. Aliado à isto se afundou no álcool e nas drogas, acabando por falecer em 1991 de uma forma totalmente estúpida: após uma noitada regada à muito uísque, Marriott foi se deitar e resolveu acender um cigarro, porém acabou dormindo e deixou o cigarro aceso, que acabou caindo na cama e incendiando toda a casa. Marriott morreu carbonizado. Triste fim para um dos grandes vocalistas que tivemos na história do Rock!



 STEVE MARRIOTT'S PACKET OF THREE -  I DON'T NEED NO DOCTOR Live 1985

Texto: http://murodoclassicrock4.blogspot.com/2010/12/humble-pie-discografia.html

Integrantes
 
Steve Marriott
Peter Frampton
Greg Ridley
Jerry Shirley
Clem Clempson
Bobby Tench
Anthony Jones



Slade - Breve Historia

Slade é uma banda do Reino Unido, formada pelo quarteto Noddy Holder (vocals, guitar), Dave Hill (guitar), Jimmy Lea (bass) e Don Powell (drums) marcaram a história do rock a partir de 1966, quando lançaram o single You better Run produzido por Kim Fowley. Com a entrada da década de 1970, o Slade viu no chamado glam rock uma boa oportunidade de aparecer. A banda fez fotos promocionais no visual da época e lançou o single do cover Get Down And Get With It, que chegou ao Top 20 em 1972. Os músicos se empolgaram e Jim Lea e Noddy Holder começaram a investir em composições próprias. ”Cuz I Love You” chegou ao número 1 das paradas. Até a presente data o Slade já havia lançado quatro discos: Ambrose Slade Beginnings (69), Play It Loud (70), Slade Alive! (72), Slayed?(72). Nos anos seguintes o Slade se tornaria um campeão dos charts, enquanto músicas como "Mama Weer All Crazee Now", "Cum On Feel The Noize" e "Skweeze Me Pleeze Me” surgiam nas paradas. Em 73, o Slade participa de um famoso festival de natal no Reino Unido, e isso rende um álbum. A banda chegava ao topo do rock inglês. Os próximos álbuns foram: New, Borrowed And Blue (74), Nobody's Fools (76), Whatever Happened To Slade (78) e Return To Base (79). Fato curioso é que o Slade tinha o mesmo álbum com nomes diferentes para EUA e Reino Unido. “Old, New, Borrowed And Blue”, por exemplo, saiu na América com o título de Stomp Your Hands, Clap Your Feet. Em 1980, a banda faz uma apresentação no Reading Festival. Esta apresentação se tornaria o álbum Slade Alive. Em 1983, a banda conquista sucesso mundial com a balada “My oh My” do disco “The Amazing Kamikazee Syndrome”. Os anos 80, foram muito competitivos para a banda que disputava o espaço com grupos como Def Leppard (na Inglaterra) e com o Quiet Riot na América. Álbuns como Rogues Gallery, que traz a excelente “Hey Ho wish Well” e “You Boyz Make Big Noize”, não conseguiram emplacar, e a banda acabou dando um tempo na carreira, só vindo a lançar um novo álbum em 1996. O Slade é uma daquelas bandas que possuem milhares de coletâneas, para quem não conhece a banda, uma boa opção. Sugestões? “Smashes” (80), “Slade's Greats” (84) e “Greatest Hits: Feel The Noize” (97).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Slade
Slade - Get Down And Get With It
Slade - Cuz I Love You

Slade - Mama Weer All Crazee Now
Slade - Cum On Feel The Noize

Slade - Skweeze Me Pleeze Me

Slade -  My oh My

Slade - Run Runaway
 
Slade - Gudbuy T’ Jane

 
Slade - Look Wot You Dun

Slade - Far Far Away

The Eagles - Breve Historia

http://whiplash.net/materias/biografias/038531-eagles.html

A banda The Eagles formada por Glenn Frey (guitarrista), Bernie Leadon (guitarrista, que havia tocado com a banda Flying Burritos Brothers), " foto logo abaixo",Randy Meisner (baixista, que havia tocado na banda Pocus e com o artista country Rick Nelson) e Don Henley (baterista) começou como a banda de acompanhamento da artista norte-americana Linda Ronstadt. Após anos como banda de apoio foram contratados pela gravadora de Linda para lançar um álbum auto-intitulado, que conseguiu uma repercussão apenas regular. O estilo da banda era baseado em baladas country-rock. O segundo álbum, "Desperado", também não teve grande repercussão.
Com a entrada do guitarrista Don Felder em 1974 e o lançamento do álbum "On The Border" chegaram ao topo das paradas mundiais, performance que seria repetida por "One Of These Nights", de 1975 e por todos os álbuns que se seguiram. A banda se tornou rapidamente um dos maiores sucessos comerciais dos Estados Unidos. Após a saída de Bernie Leadon, substituído por Joe Walsh lançaram ainda em 1974 seu álbum de maior repercussão, "Hotel California".
O sucesso rápido da banda levou a imprensa sensacionalista a procurar ligações entre eles e seitas satânicas em busca de provas de um suposto pacto com o demônio em troca do sucesso. As denúncias de um ex-produtor vingativo de que a banda tinha ligações com a organização conhecida como Igreja de Satã custaram a ser desmentidas e, segundo os boatos, a música "Hotel California" era uma ode à seita (cuja sede na Califórnia havia sido outrora um hotel). Segundo os boatos ao tocar a música ao contrário surgiam mensagens satânicas.
Em 1977 Randy Meisner abandonou a banda, sendo substituído por Timothy Schmit. O álbum que se seguiu, "The Long Run", de 1979, e o álbum ao vivo lançado em 1981 foram ambos grandes sucessos. A banda porém encerrou suas atividades. Entre seus companheiros Glenn Frey foi o que conseguiu maior sucesso em sua carreira solo, inclusive gravando o hit "Heat Is On", tema de um dos episódios de "Um Tira da Pesada".
Em 1994 a banda se reuniu para um Unplugged na MTV. As jams resultantes desta reunião renderam o álbum "Hell Freezes Over", com várias canções inéditas e um novo sucesso de vendas. O título é uma referência à citação de Don Henley quando da separação da banda de que só se reuniriam novamente "quando o inferno congelasse".

Eagles - Take It Easy - Primeiro Album

Peaceful Easy Feeling - Primeiro Album

Continua em breve...

Janis Joplin - Historia

Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada " Rainha do Rock and Roll" a maior cantora de rock dos anos 60 e a maior cantora de blues e soul da sua geração, ela alcançou proeminência no fim dos anos 60 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.
Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billie Holiday, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 60. Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido à uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), o último com participação direta da cantora.
Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton e cantando no coro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Janis Joplin - Little Girl Blue (This is Tom Jones, 1969)

Janis Joplin - Work me Lord (live Sweden '69)

Janis Joplin - Ball And Chain (1969) Frankfurt, Germany

Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Cheap Thrills de 1968 fez o nome de Janis, foi seu álbum de maior sucesso, continha a música Piece of my heart que atingiu o 1º lugar nas paradas da Billboard e se manteve na posição durante oito semanas não consecutivas.
Ao sair da banda Big Brother (final de 1968), Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou no festival de Woodstock e gravou o álbum I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969), premiado como disco de ouro mas sem o mesmo sucesso de Cheap Thrills. O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.

Janis Joplin - Piece of my heart
Janis Joplin - To love somebody

Janis Joplin - Maybe 

Janis Joplin - Try

Janis Joplin - Tell Mama

janis joplin summertime live -" fantastica"

Janis Joplin - Half Moon (Live) HQ

As últimas gravações que Janis fez foram Mercedes Benz e Happy Trails, sendo a última feita como um presente de aniversário para John Lennon que faria aniversário em 9 de outubro, em entrevista, Lennon contou que a fita chegou em sua casa após a morte de Janis.
[Janis Joplin no Brasil
Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".
Como era época de carnaval, tentou participar de um desfile de escola de samba, porém teve acesso negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie. Especula-se que ela teve uma breve relação amorosa com o rockeiro brasileiro Serguei.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Janis_Joplin

Mountain - Breve relato da historia

Mountain é uma banda de Blues-rock/Hard Rock norte-americana fundada em 1969 pelo guitarrista Leslie West e pelo produtor do Cream, o baixista Felix Pappalardi.
O grupo era um trio composto de Leslie West na guitarra, Felix Pappalardi no baixo e Corky Laing na bateria. O vocal cru de West, a bateria fluente de Laing e as linhas de baixo pesadas de Pappalardi formavam o som distintivo do Mountain.
A banda se apresentou no Festival de Woodstock mas não foi incluída no filme ou na trilha sonora. O Moutain recebeu uma certa aclamação da crítica mas nunca conseguiu alcançar sucesso comercial. A faixa título de seu álbum Nantucket Sleighrid foi usada como tema do programa britânico Weekend World, que foi transmitido entre 1972 e 1986. Mountain tocava em alto volume, o que acabou prejudicando o ouvido de Felix Pappalardi.
Entre 1972 e 1974 Leslie West e Corky Laing, juntamente com o baixista Jack Bruce, formaram um power trio - West, Bruce & Laing - e lançaram três álbuns (Why Dontcha, Whatever Turns You On e Live'N'Kickin').
A banda, atualmente, lança trabalhos esporádicos e excursiona pelos Estados Unidos.





MOUNTAIN - Mississippi Queen

Mountain - The Beat Club TV  - Don't Look Around - 1971 
 

 

Peter Frampton - Historia

Peter Frampton (Beckenham, Kent, 22 de abril de 1950) é um músico britânico mais conhecido por seu trabalho solo nos anos 70 como roqueiro de arena. Ele tornou-se famoso, entretanto, como integrante do The Herd quando se transformou num ídolo das adolescentes na Grã-Bretanha. Frampton ficou famoso por ser o primeiro guitarrista a utilizar do recurso da guitarra falada, que seria anos depois imitado por Slash (Guns n' Roses), Richie Sambora (Bon Jovi) e Dave Grohl (Foo Fighters). Ele então passou a trabalhar com Steve Marriott (dos The Small Faces) na banda Humble Pie, assim como em álbuns de Harry Nilsson, Jerry Lee Lewis e George Harrison. Sua estreia solo foi em 1972 com Wind of Change.
A explosão solo de Frampton veio com Frampton Comes Alive, seis vezes platina e que incluía os sucessos "Do You Feel Like We Do", "Baby, I Love Your Way" e "Show Me the Way".
Foi o álbum "ao vivo" mais vendido de todos os tempos. Depois que o álbum seguinte I'm in You foi lançado, Frampton envolveu-se em um sério acidente de carro nas Bahamas. Enquanto se recuperava, ele atuou em 1978, com os Bee Gees, no filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, um fracasso retumbante. Nos anos 80, Frampton voltou a gravar, mas nunca mais retornou às paradas de sucesso. Seu último álbum foi Thank You Mr. Churchill.
Depois do atentado ao World Trade Center em Nova Iorque, Frampton decidiu tornar-se um cidadão americano. Ele teve papel ativo na campanha eleitoral de 2004 do candidato John Kerry. Recentemente Peter Frampton ganhou o seu primeiro Grammy pelo seu álbum totalmente instrumental "Fingerprints", lançado no fim de 2007 que conta com integrantes do Pearl Jam, Rolling Stones, Allman Brothers Band e outros.

The Herd - "I Don't Want Our Lovin' To Die"

Humble Pie - Sad Bag Of Shakey Jake


Historia
Desde bem pequeno, os pais de Peter perceberam que o menino tinha um ouvido fora do comum para música. Foi aí que, aos 8 anos, o pequeno ganhou um Ukulele " foto ao lado "  e aprendeu sozinho várias canções infantis. Também foi com essa idade que ele compôs sua primeira canção. Cliff Richards era um de seus músicos favoritos. Quando ganhou seu primeiro violão, os 9 anos, Peter começou a ter aula de violão clássico. Foi aí que ele aprendeu muitas técnicas que aperfeiçoaria mais tarde, em outro estilo de música. B. B. King e Buddy Holly era o que o menino ouvia e tocava fora de suas aulas.
Nessa época, Peter foi aceito como guitarrista em uma banda de seu colégio, onde os outros meninos eram bem mais velhos. Nessa banda também tocava David Jones, hoje conhecido mundialmente como David Bowie. Com 11 anos, Peter já montou sua própria banda e aos 14 já deu inicio a sua carreira profissional na banda ‘The Preachers’.
Em 1966, Peter se junta a banda “The Hert”, assinando no ano seguinte com a ‘Fontana Record’. “From the Underworld”, o primeiro disco, já fez com que o jovem Peter fizesse sucesso entre as jovens da época. Os seguintes CDs, “Paradise Lost” e “Lookin Thru You”, fazem que a histeria das meninas por Peter só aumente. Ele já não gostava mais de ser reconhecido pela beleza e não pela música e estava cansado de ter que satisfazer as vontades da gravadora. No ano de 1968, ele deixa a banda.
A banda “Humble Pie” foi formada em 1969. Foi lá que ele ‘amadureceu’ o estilo que viria a ser o seu marco mais tarde. Durante a maior parte do tempo em que Peter esteve na banda, ele era um dos cabeças. Mas já no início dos anos 70, três anos depois do início da banda, ele virou apenas o guitarrista, não tendo voz ativa em mais nenhuma decisão. Ele sai da banda dois meses antes do lançamento de “Performance – Rockin’ The Filmore”, que foi um sucesso absoluto.

 Humble Pie - Natural Born Boogie (Beat Club)

 HUMBLE PIE -  For Your Love 

Casado e morando em Nova York, Peter trabalhou como músico em um estúdio, participando de LPs de artistas como Harry Nilsson e George Harrison. O disco “Wind of change” veio em 1972, ainda pela mesma gravadora de sua última banda. Voltou a excursionar, desta vez com sua banda ‘Frampton’s Camel’, que também é o nome de seu segundo LP lançado no ano seguinte.
Frampton se divorcia, termina a ‘Frampton’s Camel’ e resolve tirar uns dias para descansar e pensar na carreira. Vai viajar com a nova namorada, e nessa viagem, compõe as duas músicas que transformariam sua vida e sua carreira. De manhã fez “Show me the way” e “Baby, I love your way” veio num fim de tarde. O seu próximo álbum “Frampton” foi quase que completamente gravado pelo próprio. Depois de pronto, seu empresário Dee Anthony percebe que o melhor é viajar muito com o show de Frampton e gravar um disco ao vivo. E foi o que aconteceu. Depois de incansáveis viagens abrindo os shows de ZZ Top, Black Sabbath, Rod Stewart e outros, é gravado em São Francisco o álbum duplo “Frampton Comes Alive”.
Só na primeira semana o LP já vendeu 1 milhão de cópias e do dia para noite, Frampton foi de show de abertura para atração principal. Esse disco é, até hoje, o cd ao vivo - e sem material inédito - mais vendido da história.

Peter Frampton - Show me the way - The Midnight Special

Peter Frampton - Baby I Love Your Way - The Midnight Special

O ano de 1976 foi dele. Pelo sucesso do disco ao vivo, a gravadora já pressionou para que Peter gravasse um novo álbum. “I'm in you” foi lançado em 1977. Nesse mesmo ano, Frampton participa do fiasco cinematográfico “Stg. Peppers Lonely Hearts Club Band”. Pouco tempo depois, ele tem alguns problemas pessoais e acaba sofrendo um acidente de carro que o deixa entre a vida e a morte. Para não cair no esquecimento, seu empresário coloca fotos e matérias sobre ele em várias publicações. O público se cansou dele.

Peter Frampton - I'm In You 

Peter Frampton - I Can’t Stand It No More - 1979

Depois disso, ele descobriu que foi roubado pela equipe que cuidava de suas finanças e gravou um outro CD - “The Art Of Control” – que foi o último pela gravadora, que o dispensou. Casou-se de novo e teve uma filha. Em 86 grava “Premonition”, com sua nova gravadora, a Virgin Records.
Quebrado e com trabalhos de pouco reconhecimento, uma noite ele se encontra com seu velho amigo Bowie, que o convida para participar de seu novo CD. Ele aceita e é reconhecido como o grande guitarrista que é.

Frampton and Bowie

Durante a gravação do seu próximo disco solo, seu amigo e parceiro Steve Marriot morre em um incêndio. E logo na sequência, ele se separa da sua segunda mulher. Peter, novamente, entra em depressão. Tempo depois ainda se junta com velhos amigos para novos lançamentos, mas nenhum deles ganhou grande atenção do público.
Em 1995 Frampton lançou "Frampton Comes Alive! II" que contém versões ao vivo de muitas canções de seus álbuns solo nos anos 80 e 90. "Frampton Comes Alive! II" foi acompanhado por um DVD, gravado no The Fillmore Theatre em 15 de Junho de 1995. Apesar do grande marketing para o álbum, ele não vendeu bem. Depois de "Frampton Comes Alive! II", ele gravou e saiu em turnê com "Bill Wyman's Rhythm Kings" e "Ringo Starr's All-Starr Band" onde Peter e Jack Bruce interpretaram uma versão cover de "Sunshine of Your Love" do Cream.

 PETER FRAMPTON - JAKE BRUCE -  RINGO STAR - SUNSHINE OF YOUR LOVE 

Em 2003, Frampton lançou o álbum "Now", e embarcou em uma turnê com a banda Styx. Ele também saiu em turnê com The Elms, e apareceu também em 2006 no "Fox Broadcasting variety show Celebrity Duets", em dupla com Chris Jericho do WWE fame. Eles foram a primeira dupla na votação.
Em 12 de Setembro de 2006, Frampton lançou um trabalho instrumental intitulado "Fingerprints". Sua banda era formada pelo baterista Shawn Fichter, guitarrista Audley Freed, baixista John Regan (Amigo de longa data de Frampton), pelo tecladista/guitarrista Rob Arthur, e artistas convidados como os membros do Pearl Jam, Hank Marvin, e seu baixista em "Frampton Comes Alive!", Stanley Sheldon - o único membro da banda de apoio daquela época, ainda vivo.
Em 11 de Fevereiro de 2007 "Fingerprints" foi premiado com o Grammy de Melhor Álbum Pop Instrumental. Em Fevereiro de 2007, ele também apareceu no show Soundstage no canal de televisão PBS de Chicago.
Frampton lançou seu décimo-quarto álbum de estúdio, "Thank You Mr. Churchill", em 27 de Abril de 2010. NO versão de 2010 ele iniciou uma turnê peça América do Norte com a banda inglesa Yes; os dois atos tocados em um estádio revive um projeto conjunto em 1976; sua banda era composta por Rob Arthur (teclados, guitarra, backing vocals), John Regan (baixo), Adam Lester (guitarra), e Dan Wojciechowski (bateria).
Frampton embarcará em uma turnê pelo Reino Unido em Março de 2011 para divulgar seu novo álbum, visitando Leamington Spa, Glasgow, Manchester, Londres e Bristol.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Frampton

Glam Rock

O Glam rock (abreviação de Glamour Rock) é um gênero musical (sendo um subgênero do rock) criado na Inglaterra , conhecido também como glitter rock. Foi um estilo de música nascido no final dos anos 60 e popularizado no início dos anos 70. Era principalmente um fenômeno inglês que foi difundido em meados de 1971 e 1973. Nos EUA, o Glam rock teve um menor impacto e foi apenas difundido por fãs de música nas cidades de Nova Iorque e Los Angeles.

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a "revolução adolescente" (T. Rex - “Children of the Revolution “, Sweet - “Teenage Rampage“) assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama

Os cantores de Glam freqüentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambigüidade sexual percebida era em resumo uma moda: algumas bandas começaram a tocar com trajes patentemente ridículos. O Glam Rock se diferencia do Glam Metal, por ter um som menos pesado.

Uma banda que muito sucesso nesta fase foi Slade, para saber mais sobre esta banda:
http://rock70s.blogspot.com/2011/08/slade-breve-historia.html

 Glam rock no Brasil

No Brasil, o grande ícone do Glam rock foi o Secos & Molhados. Destaque também para o primeiro disco solo de João Ricardo, mais conhecido como "disco rosa", bem como o primeiro disco de Rita Lee & Tutti Frutti, o "Atrás do Porto tem uma Cidade". O primeiro representante do Glam Rock no Brasil, foi, no entanto, o cantor Edy Star
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glam_rock

 
T Rex - Get It On

 
T Rex -  20th Century Boy

SWEET - THE BALLROOM BLITZ

The Sweet - The Sixteens 

The Sweet - Set Me Free

Sweet - Blockbuster 

Slade- Cum On Feel The Noize

Slade - Mama weer all crazee now 

Slade - Look Wot You Dun 

Suzi Quatro - Can The Can

Mott the Hoople All The Young Dudes - musica de David Bowie

Logo teremos a segunda parte. Abç