Nazareth Album Razamaz 1973

Razamanaz foi o terceiro álbum de estúdio da banda de rock escocesa Nazareth, lançado em 1973.
As origens do Nazareth remontam a 1961, ano em que Pete Agnew fundou o "The Shadettes". A primeira formação deste grupo foi: Pete Agnew (guitarra e vocal), Brian 'Pye' Brady (guitarra), Alfie Murray (guitarra), Alan Fraser (bateria) e Bobby Spence (baixo).
O grupo ganhou consistência, nos anos de 1964 e 1965, com a chegada de Darrel Sweet e Dan McCafferty. Em 1968, dois acontecimentos muito importantes na história da banda: o ingresso do lendário guitarrista Manny Charlton e a mudança do nome para Nazareth.
Até então o grupo limitava-se a fazer covers; porém, com Manny integrado ao grupo, os escoceses passaram a compor material próprio. Após a mudança para Londres, lançaram seu primeiro disco, chamado Nazareth, em 1971.
Em 1972 chamaram a atenção no mundo da música com o seu segundo álbum - Exercises -, o trabalho mais leve já realizado pela banda. Em 1973, a banda procurava por um produtor para seu próximo álbum, que haveria de ter um som bem mais pesado que o anterior. A escolha não poderia ter sido melhor: Roger Glover. Segundo Dan McCafferty, "Roger Glover acabou envolvendo-se naquele álbum, pois o Nazareth estava abrindo para o Deep Purple na parte inglesa da turnê. Estávamos procurando um produtor, e então tocamos nossas Demos para o Roger, que obviamente já havia nos visto ao vivo. Ele gostou do material e fomos para o estúdio. Tudo foi muito simples, pois todos sabíamos o que queríamos dentro da banda, e o Roger, por estar em turnê conosco, também sabia. Gravamos tudo em duas semanas, e tínhamos que fazer duas músicas por dia (risos).
Assim, surgiu Razamanaz, que lançou o Nazareth ao estrelato e culminou com duas músicas qualificadas entre as dez mais tocadas no Reino Unido - "Broken Down Angel" e "Bad Bad Boy".
Os dois álbuns que se seguiram, Loud 'N' Proud e Rampant, também foram produzidos por Glover.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazareth#Discografia
Razamaz ao vivo 1985

Nazareth Bad, bad Boy 1973

The Runaways - Album - The Runaways 1976

The Runaways (em português: As Fugitivas) foi uma banda de rock dos Estados Unidos. A banda tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll. Entre suas canções mais conhecidas estão "Cherry Bomb", "Queens of Noise" e "Born to be Bad". Em sua curta jornada, o grupo fez carreira nos Estados Unidos, Europa e Japão.
A idéia inicial de criar uma banda só de garotas foi de Joan Jett. Então encontrou com Kim Fowley e falou sua ideia. Assim ele apresentou a baterista Sandy West à guitarrista Joan Jett. Kim Fowley e Joan Jett gostam muito do estilo de Cherrie Currie e a convidaram para ser vocalista da banda. Chamaram ainda a baixista Micki Steele, sem esquecer da compositora da banda Kari Krome. Ao final do ano de 1975 estava formado o grupo de três garotas chamado "The Runaways".
Começaram a fazer alguns shows na Califórnia, e em 1976 a banda cresceu. Entraram a guitarrista solo de dezesseis anos Lita Ford e a cantora principal Cherie Currie. Além disso a baixista Micki Steele deixou a banda, sendo substituída por Jackie Fox. Com essas mudanças a banda atingiu grande sucesso. No mesmo ano, gravaram pela Mercury Records seu disco de estréia, intitulado "The Runaways". Do disco saiu o sucesso "Cherry Bomb", e a banda saiu em turnê nos EUA, cujos shows costumavam ter ingressos esgotados. Elas também fizeram a abertura de shows de bandas já consagradas como Van Halen.
Runaways video classico Cherry Bomb

Rush - Album - Rush 1974

Rush é o álbum de estreia da banda canadense Rush, lançado em março de 1974. Pode se notar grandes influências do hard rock e blues, tocado no começo pela banda muito influenciado por Led Zeppelin e The Who. Album realmente poderoso e com uma pegada muito forte.  Formada originalmente em agosto de 1968, na cidade de Toronto, Ontário, composta atualmente pelo baixista, tecladista e vocalista Geddy Lee, pelo guitarrista Alex Lifeson, e pelo baterista e letrista Neil Peart. Desde o lançamento do álbum de estreia em março de 1974, Rush tornou-se conhecido pelas halilidades instrumentais de seus membros, composições complexas, e letras ecléticas, que abordam pasadamente a ficção-científica, fantasia, e filosofia, dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais, e ambientais.

Rush and Runaways
Primeira formação do Rush
ultima musica do album- Working Man
Rush - Finding My Way - Live 1975

Grand Funk Railroad - All the Girls in the World Beware!!!

É o nono álbum de Grand Funk Railroad , lançado em 1974.  O álbum contou com a 3º hit " Some Kind of Wonderful " e 4º hit "Bad Time" na Billboard Hot 100 (A Billboard Hot 100 é a tabela musical padrão dos Estados Unidos que avalia a lista das cem músicas mais vendidas no decorrer de uma semana, publicada pela revista Billboard.)
A capa é uma montagem sobre a imagem de dois conhecidos fisiculturistas Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu e outros, são destaque na capa; rostos dos membros da banda são sobrepostos sobre seus corpos musculosos.
O grupo Grand Funk Railroad nasceu em 1964, na cidade de Flint, Michigan, Estados Unidos, quando quatro amigos se juntaram para formar uma banda. Seu nome original era Jazzmasters e não tocavam jazz como o nome sugere, "mestres do Jazz", mas faziam um rock'n roll tão alto quanto seus amplificadores podiam suportar. Era formado por: Mark Farner, guitarra e vocal; Don Brewer, bateria e vocal; Craig Frost, órgão e piano e Don Lester baixo elétrico.
Em 1971, o "Grand Funk" de Knight chega ao seu auge, seus rostos estão pintados num gigantesco out-door sobre a Times Square, as rádios ainda não tocam seus discos e os jornais os ignoram, no entanto, continuam vendendo discos e lotando todos os shows nos estádios.
Em breve postarei outros albuns e videos Granf Funk, assita o  video de "Some Kind of Wonderful" com o autor original da musica, John Ellison.

Grand Funk Railroad - Flight Of The Phoenix - MSG 12/23/72


Alice Cooper - From the inside - 1978

From the Inside é um álbum conceito de Alice Cooper, lançado no ano de 1978. Este álbum foi inspirando quando Alice Cooper esteve internado num sanatório para tratamento de dependência de alcoolismo. 
Vincent Damon Furnier (Detroit, 4 de fevereiro de 1948), mais conhecido como Alice Cooper é um cantor e compositor de Rock. Originalmente Alice Cooper era o nome da banda de que Vincent Furnier fazia parte como vocalista, juntamente com Glen Buxton e Michael Bruce nas guitarras, Dennis Dunaway no baixo e Neil Smith na bateria; porém, após iniciar a carreira solo, Furnier trocou seu nome para Alice Cooper. Cooper é bastante conhecido por suas apresentações ao vivo, que frequentemente têm como recurso cenas teatrais violentas e cheias de efeitos de horror e humor, com a finalidade de chocar e provocar o público. Já atuou em filmes, compôs trilha e atualmente apresenta o Nights With Alice.
Mas sobre Alice Cooper:

Alice Cooper - How you gonna see me now 
classic rock 70s

Aerosmith - Album - Get Your Wings 1974

Get Your Wings, é o segundo álbum de estúdio da banda de rock estadunidense Aerosmith, lançado em 1 de março, 1974. O álbum é o primeiro a ter a participação na produção de Jack Douglas, que passaria a produzir os próximos quatro álbuns da banda.
O álbum foi certificado Platina Tripla pelo RIAA.
O título do álbum foi a primeira aparição do logo alado da banda, que passaria a ser modificada e usada em muitos de seus álbuns posteriores.
O Aerosmith surgiu em 1969, da junção de duas bandas: Chain Reaction, do vocalista Steven Tyler, e Jam Band, do guitarrista Joe Perry e do baixista Tom Hamilton. Joe Perry trabalhava em uma lanchonete de Sunapee, New Hampshire. Lá ele conheceu o cliente Steven Tyler. Quando Steven viu a Jam Band tocando Rattlesnake Shake, surgiu o embrião do Aerosmith.

A formação da banda se completou com a entrada do guitarrista Ray Tabano e do baterista Joey Kramer. Ray era um velho amigo de Steven e Joe vinha da mesma cidade dos dois, tendo, inclusive, estudado na mesma escola que Steven. Pouco tempo depois, Ray foi substituído por Brad Whitford, e assim surgiu a formação clássica do Aerosmith. Joey sugeriu o nome "Aerosmith", que, segundo ele, não tem nenhum significado especial: era apenas uma palavra que ele gostava de escrever nos seus cadernos da escola.

Após alguns espectáculos ao vivo nos bares de Boston, que lhes proporcionaram fama imediata, o Aerosmith assinou um contrato com a editora Columbia Records em 1972 e gravou o seu álbum de estréia Aerosmith em duas semanas; dele se extraiu o single "Dream On" e clássicos como "Mama kin", "Somebody", "Movin' Out" e "One Way Street". O álbum, na estréia, foi um fracasso de vendas (posteriormente, alcançou platina dupla - 2 milhões de cópias).

Após uma primeira turnê, a banda lançou Get Your Wings (1974), que também não gozou de grande sucesso nas tabelas de vendas - com o tempo, atingiu quatro vezes platina (quatro milhões de cópias); trazia os clássicos "Same Old Song And Dance", "Train Kept A Rollin'", "Lord Of The Thigs" e a super balada "Seasons Of Wither".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerosmith
Train Kept A-Rollin é o terceiro single do Aerosmith. Album, Get Your Wings. 
A música foi originalmente gravada em 1951 por Tiny Bradshaw, Howard Kay, Lois Mann. Saiba mais em http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Tiny_Bradshaw&ei=9DUFTqzvEorf0QGd1-zqCw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCcQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DTiny%2BBradshaw%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DDgx%26sa%3DG%26rlz%3D1R1GGHP_pt-BR___BR431%26biw%3D1024%26bih%3D635%26prmd%3Divns
Yardbirds Train Kept A Rollin

 
Motörhead - "Train Kept A-Rollin'" - Rockstage 1980
classicos do rock 70`s



Deep Purple - Album Shades of Deep Purple (1968)


O Deep Purple surgiu de uma ideia exótica . No país que gerou The Beatles e Rolling Stones, revelou Jimi Hendrix e Eric Clapton, todos esperavam pela próxima grande ideia no campo fértil do rock. Em 1967, Chris Curtis, ex-baterista do The Searchers, teve a ideia exótica de reunir vários músicos muito talentosos num grupo chamado Roundabout (carrossel). Eles se revezariam em torno do baterista, como num carrossel. Depois que a ideia foi comprada pelo produtor Tony Edwards, o primeiro músico a topar a ideia foi o tecladista Jon Lord, colega de Curtis nos The Flowerpot Men, onde também tocava o baixista Nick Simper.


Era o final dos anos 60, e Curtis estava metido até o pescoço no espírito da época. Certa vez, Lord entrou no apartamento e encontrou as paredes cobertas de papel alumínio. Seu colega havia redecorado a casa para mudar o astral. Liga, desliga, cai na estrada: Curtis desapareceu. O grupo achou um guitarrista - Ritchie Blackmore, conhecia um baterista - Ian Paice - que trouxe um colega da The Maze - o vocalista Rod Evans. Com a saída de Curtis, acabou a ideia do rodízio e a banda precisava trocar de nome. Em fevereiro de 1968, depois de queimar pestana em uma lista de nomes que incluía o pomposo Orpheus, acabou vencendo o título da música favorita da avó de Blackmore: Deep Purple.
O primeiro disco, Shades of Deep Purple, foi lançado em setembro de 1968. Recheado de regravações (incluindo versões progressivas de Help, dos Beatles, e Hey Joe, de Jimi Hendrix), o disco estourou nas paradas de sucesso dos EUA com uma música de Joe South: Hush, o primeiro single da banda. Em dezembro daquele ano, quando o segundo disco (The Book of Taliesyn) já havia sido lançado, eles fizeram sua primeira turnê na América, acompanhando o Cream. Nessa turnê, além de visitar a mansão de Hugh Hefner, criador da revista Playboy, o grupo também descobriu que outro motivo de seu sucesso no Novo Mundo vinha do nome da banda - o mesmo de uma droga então muito popular na Califórnia. O segundo disco também trazia regravações, como River Deep, Mountain High (sucesso na voz de Tina Turner), We Can Work it Out (Beatles) e Kentucky Woman (Neil Diamond). A composição Wring That Neck (chamada de Hard Road nos Estados Unidos, pela violência do nome) sobreviveu, no setlist do grupo, à extinção da primeira formação no ano seguinte. Foi o veículo de algumas das mais inspiradas trocas de solos entre Blackmore e Lord. http://pt.wikipedia.org/wiki/Deep_Purple#Discografia_de_est.C3.BAdio
cover de Joe South - Hush que seque abaixo a gravação original

Com Gilan - Deep Purple - Mandrake Root HD 1970
video classic rock 70s

Savoy Brown - Raw Sienna (1970)

A Historia da banda britânica começa em 1966, quando Kim Simmond, guitarrista e grande amante do blues e R&B, decide se juntar a Bruce Portius, vocalista, Martin Stone, guitarra, Ray Chappell , bateria e Leo Manning, teclados, para formar o “The Savoy Brown Blues Band”. Tocando em pequenos locais, conseguiriam alguns poucos seguidores fieis, entre eles estava Mike Vernom, quem produziria seus primeiros singles pelo selo Purdah, “I can’t quit you, baby” e “True blue”. Gravariam seu primeiro LP, “Shake down”, em 1967 pela Decca, porém não tiveram muita aceitação e a banda começou a se desfazer. No segundo LP,” Getting to the Point”, apenas restaria Simmonds dos componentes originais. Em em 1969 com seu excelente terceiro LP, “Train to nowhere”, començariam a fazer mais sucesso nos Estados Unidos que na Inglaterra, curiosamente eram pouco conhecidos em sua terra natal. De lá para cá ouve constantes alterações nas suas fileiras, uma das mais relevantes com certeza seria o vocalista Chris Youlden, que logo partiria para uma carreira solo. Outros membros formariam a excelente banda Foghat ou partiriam para formar parte de Fleetwood Mac. Apesar de tudo isso Savoy Brown, ou melhor, Kim Simmonds, continuaria a fazer bons trabalhos até os dias de hoje. http://clubedoalgodao.blogspot.com/2008/11/savoy-brown.html
Indique videos raros nos comentarios

Foghat - Foghat (1972)

A banda contava inicialmente com Dave Peverett ("Lonesome Dave") na guitarra e vocal, Tony Stevens no baixo e Roger Earl na bateria. Após os três saírem do Savoy Brown em dezembro de 1970, Rod Price foi chamado para a guitarra e a guitarra slide, e o Foghat foi formado oficialmente em janeiro de 1971. Seu álbum de 1972, Foghat, foi produzido por Dave Edmunds, e tinha um cover de "I Just Want to Make Love to You", de Willie Dixon, que foi muito tocada nas estações de rádio FM da época. O segundo álbum da banda, também chamado Foghat (porém mais conhecido como Rock and Roll por sua capa que mostrava uma pedra, rock, e um pãozinho, roll), chegou a obter um disco de ouro. O álbum seguinte, Energized, saiu em 1974, seguido por Rock and Roll Outlaws e Fool for the City em 1975, ano em que Stevens abandonou a banda, após se opor ao ritmo incessante das turnês, e foi substituído temporariamente por Craig MacGregor. Ainda com McGregor, o grupo produziu Night Shift em 1976, um álbum ao vivo em 1977, e Stone Blue em 1978, todos obtendo igualmente discos de ouro. Fool for the City continha o sucesso "Slow Ride", que chegou ao 20º lugar das paradas americanas, porém as maiores vendagens da banda foram registradas com Foghat Live, o álbum ao vivo, que ultrapassou a cifra de duas milhões de cópias.

"I Just Want to Make Love to You", de Willie Dixon
Fool For The City (1975) Puro Rock"n"Roll
videos de classic rock dos anso 70

The Who - Album - Tommy "classic rock 70"

Tommy é o quarto álbum de estúdio e uma das duas óperas rock em larga escala do The Who, o primeiro trabalho musical explicitamente chamado desta maneira. A ópera foi composta pelo guitarrista do Who, Pete Townshend, com duas faixas do baixista John Entwistle e uma creditada ao baterista Keith Moon, na verdade composta por Townshend. Uma canção antiga de blues do músico Sonny Boy Williamson II também foi incorporada à obra. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tommy_%28%C3%A1lbum%29
classic rock 70`s

"Pinball Wizard" é uma canção composta por Pete Townshend e gravada pela banda de rock britânica The Who como parte de sua ópera rock Tommy, lançada em 1969. A gravação original saiu como single no mesmo ano, alcançando a 4ª colocação nas paradas do Reino Unido e a 19ª na Billboard Hot 100.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinball_Wizard

The Rolling Stones - Album - It's Only Rock 'n' Roll 1974

Décimo segundo álbum de estúdio da banda de rock inglesa The Rolling Stones, lançado em 1974.
Este foi o último álbum do The Rolling Stones com o guitarrista Mick Taylor e a composição e gravação da faixa título do álbum foi a conexão para eventual substituição do insatisfeito Taylor por Ronnie Wood.
O álbum tem um som mais rock do que seu álbum anterior Goats Head Soup (1973), mas também tem funk e soul, inspirado no mesmo Goats Head Soup. O álbum alcançou # 1 nas paradas Estados Unidos e # 2 no Reino Unido.
Em 1994, It's Only Rock 'n' Roll foi remasterizado.
http://pt.wikipedia.org
/wiki/It%27s_Only_Rock_%27n%27_Roll 
composta por Eddie Holland and Norman Whitfield
http://www.history-of-rock.com/hollanddozierholland.htm

Van Halen Album Van Halen



Van Halen é o álbum de estreia da banda Van Halen, gravado em 1977 e lançado em 10 de fevereiro de 1978. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Ocupa também a 415ª colocação na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone

A banda já era conhecida por tocar covers nos bares de Los Angeles. Os integrantes da banda queriam mostrar um som diferente do que era tocado nas rádios nos anos 70. Durante uma apresentação em um bar em 1976, o baixista e vocalista do Kiss, Gene Simmons, viu eles tocando, gostou e os chamou para gravar uma demo que, entretanto, não foi aceita pelas gravadoras. Eles continuaram procurando mais oportunidades de mostrar o som da banda.
Já em 77, Ted Templeman (um produtor da Warner Music Group) apareceu e os viu tocando no mesmo bar em que Gene Simmons encontrou-os em 76. Ted gostou e resolveu dar um jeito de contratá-los e gravar o disco. Os integrantes da banda assinaram contrato com a Warner Music Group em maio de 1977.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Van_Halen_%28%C3%A1lbum%29
video raro 1977 em uma tv japonesa

Queen - Sheer Heart Attack - 1974

 
Album maravilhoso desta banda que marcou a historia do rock. Com um estilo totalmemte original, este é um um album com grandes classicos da banda, desconhecido por muitos por não ter um lado comercial, mas poderoso. A musica Stone Cold Crazy foi regravada pelo Metallica que conseguiu tocar com o mesmo espirito e o poder que a musica merece. confira o video original.
01. Brighton Rock
02. Killer Queen
03. Tenement Funster
04. Flick of the Wrist
05. Lily of the Valley
06. Now I'm Here
07. In the Lap of the Gods
08. Stone Cold Crazy
09. Dear Friends
10. Misfire
11. Bring Back That Leroy Brown
12. She Makes Me (Storm Trooper in Stilettos)
13. In the Lap of the Gods ... Revisited



Scorpions - Fly to the Rainbow 1974

Na Alemanha Ocidental, em 1965, os irmãos e guitarristas Michael Schenker e Rudolf Schenker decidem montar uma banda com os amigos Klaus Meine (como vocalista), Lothar Heimberg (no baixo) e Wolfgang Dziony (na bateria). Após gravarem uma fita demo, conseguem lançar o primeiro álbum, Lonesome Crow, em 1972. Apesar da boa repercussão da estréia, Lothar Heimberg e Wolfgang Dziony resolvem deixar o grupo e pouco tempo depois, Michael Schenker torna-se guitarrista da banda londrina UFO.
Antes de deixar a banda, Michael indica a seu irmão o guitarrista Ulrich Roth (mais conhecido como Uli Jon Roth), como seu substituto. Roth, por sua vez, convida o baixista Francis Buchholz e o baterista Jürgen Rosenthal para completar o grupo. Fazem algumas apresentações e assinam com a RCA, que lança o segundo disco Fly to the Rainbow, em 1974. No ano seguinte, Jürgen Rosenthal deixa a banda para se apresentar ao exército alemão (e posteriormente ingressa na banda de rock progressivo alemã Eloy), Rudy Lenners assume a bateria e o álbum In Trance faz sucesso em toda a Europa, dando início a uma turnê.
Fly To The Rainbow é o segundo álbum de estúdio da banda de Hard Rock alemã Scorpions, foi lançado em Novembro de 1974.
Esse é um dos quatro discos do grupo com a participação de Ulrich Jon Roth, depois ele cedeu seu lugar para o guitarrista Matthias Jabs.



UFO - Album Phenomenon 1974

Phenomenon é o terceiro álbum de estúdio da banda de hard rock inglesa UFO. Lançado em maio de 1974, é o primeiro álbum que conta com o guitarrista Michael Schenker.[1]
Neste álbum a banda começou a sair do space rock migrando para o hard rock e heavy metal.


Vale a pena conferir a discografia desta excelente banda. Segue abaixo alguns dos videos com 
Michael Schenker na banda entre 1974/1978








obs: alguma semelhança com o Iron Maiden???
No Heavy Petting (1976)
Este video esta pessimo, mas vale pelo registro






Aguardo comentários e sugestões. Abraço a todos.

Carmine Appice - Trecho de uma trajetória entre mestres

Carmine Appice
Hoje lembrei deste mestre e resolvi postar abaixo alguns videos de bandas que marcaram a trajetório deste incrivel batera.


VAN ILLLA FUDDGE - I Need Love


CACTUS
Como não encontrei video do cactus do começo da banda, segue
CACTUS - BB Kings NYC 4-10-10


Beck, Bogert & Appice
"Este video esta com pessima imagem, mas vale o registro"





KGB 1976


ROD STEWART LIVE Melbourne 1977